Especulação imobiliária em Brasília contra Índios da reserva indígena do Bananal
Nosso Caminho não é o Noroeste
No dia 1 de julho de 2008 no espaço cultural niemeyer em brasília, foi lançada a revista "nosso caminho", revista do arquiteto que construiu grande parte dos prédios oficiais de brasília. moradores de brasília que querem preservar a região do parque ecológico noroeste (previsto no plano original da cidade) como uma região de vegetação, fauna e cultura nativas do cerrado, não precisaram dizer uma palavra para constranger o governador arruda que deu uma volta de três minutos na exposição e foi embora. os moradores de brasília que lutam pela preservação do cerrado nativo e pela permanência da reserva indígena do Bananal, colaram fotos da área no corpo e ergueram cartazes onde se podia ler "nosso caminho não é o noroeste" dentre outras coisas. o governador arruda que dentre outras sandices disse que a questão indígena é bisonha, manteve seu sorriso mas não pode resistir por muito tempo e após três minutos foi embora. a capital do brasil, esse país que ao menos lá fora se mostra como rico em sua diversidade cultural e ambiental, tem a oportunidade única e importantíssima de fortalecer suas raízes culturais criando um espaço de aprendizado multi-étnico e de diálogo com sua cultura ancestral, respeitando a natureza, pode por tudo a perder se deixar que o governo do distrito federal, representando os interesses das associações imobiliárias e de corretores de imóveis do distrito federal e do brasil (o que é facilmente perceptível pesquisando por Paulo Octavio - vice-governador - no google) leve adiante seu plano de devastação ambiental e cultural em pról unicamente da especulação financeiro-imobiliária.
Valedizer também que o Arruda disse para um dos manifestantes: "Porque não disputam uma eleição? Vocês são fracos!". Isso demonstra o desespero pela impossibilidade da construção do Setor Noroeste.
Pra variar a mídia não colocou o fato do ato já que as duas únicas que estavam no evento era o correio braziliense, que omitiu mais uma vez a informação, e a TV Brasília que quem é dono através de cotas é Paulo Octávio.
_
Via Radiola
Vídeo: A cura do Pajé
Posicionamento da Reserva Indígena do Bananal do pajé do Santuário dos Pajés, Santxiê Tapuya, que exlica porque não aceita negociar com o GDF sobre a terra de seus antepassados.
Vídeo: Sagrada terra especulada
Vídeo documentário sobre o Santuário dos Pajés, reserva indígena ameaçada pela Especulação Imobiliária no Distrito Federal.
Produção do Coletivo Brasilía do Centro de Mídia Independente.
0 comentários:
Postar um comentário